quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Oficina Wiki

Foi realizada nos dias 09, 10 e 11 de agosto a ''Oficina Wiki". Esta oficina fazia parte das atividades extra-curriculares oferecidas aos alunos nos dias do conselho de classe referente ao 2º bimestre letivo deste ano. A oficina oferecida pela SI foi tão bem sucedida, com a presença marcante dos alunos, que houve a necessidade de mais dois dias (01 e 15 de setembro) para conclui-la.
Mas o que seria "Wiki"??


"Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas.
Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. Uma característica notável das ferramentas Wiki é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre, assim como se faz na Wikipedia e em outros projetos que utilizam Wikis."


"Wiki apoia hiperlinks e tem uma sintaxe de texto simples para criação de novas páginas e cross-links entre páginas internas. Wiki permite a organização de contribuições para ser editada em adição ao próprio conteúdo permitindo usuários do dia a dia criar e editar qualquer página em um website é excitate em si só e encoraja o uso democrático da Web e promove a composição de conteúdo por usuários não técnicos."
Fontes: http://fabianocaruso.com/glossario/
http://www.netencyclo.com/pt/Wikipedia:O_que_%C3%A9_um_Wiki

Como proposta da Oficina foi criada, pelos alunos participantes, uma revista virtual no qual cada assunto desta revista é uma Wiki. Abaixo segue o endereço da Wiki da EBM José Amaro Cordeiro, no qual estão hospedadas as Wikis criadas pelos participantes da Oficina Wiki.
http://ebmjac.pbwiki.com/